O Instituto da Propriedade Industrial efetuou de 21 a 27 de Junho do ano em curso uma deslocação à província de Tete.

A missão tinha como objectivo proceder ao apoio da APROCATE (Associação de Produtores de Cabrito de Tete) no depósito dos instrumentos comprovativos da criação da associação e o registo oficial do Cabrito de Tete como Indicação Geográfica.

Durante a referida missão, esteve em curso o alinhamento dos preparativos das condições para a realização do primeiro teste comercial do Cabrito de Tete e o eu lançamento para o mercado.

 Refira-se que cerimónia de entrega dos documentos comprovativos de registo da APROCATE e do Cabrito de Tete teve lugar no VIP Hotel e foi dirigida por Sua Excia a Secretária de Estado da Província de Tete, Elisa Zacarias, e contou com a participação de Sua Excia o Governador Provincial, Domingos Juliasse Viola, do Administrador da cidade de Tete, Mendes Cardoso Cândido, para além de membros do Conselho Provincial.

Na sua intervenção durante a cerimónia, Sua Excia a Secretária de Estado sublinhou que, com o registo do Cabrito de Tete como a primeira indicação geográfica moçambicana, e a primeira de origem animal em África, a província de Tete entra para a história, ao transformar a propriedade intelectual num poderosíssimo instrumento de promoção social das comunidades rurais, ao contribuir para a agregação de valor aos produtos locais e incentivar a inclusão económica dos camponeses.

Por sua vez o Director Geral do IPI, IP enalteceu o apoio recebido de diferentes organismos como a Organização Mundial da Propriedade Intelectual, a UNCTAD e o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), bem como a colaboração das instituições locais do Governo, os quais concorreram de forma decisiva para a concretização da iniciativa. Igualmente falou da necessidade de manter o nível de colaboração e envolvimento das instituições do Governo, sobretudo na fase do teste comercial e no apoio à capacitação e consolidação da APROCATE.