No âmbito da valorização dos produtos nacionais através do sistema de Indicações Geográficas, o Ministério da Indústria e Comércio, através do Instituto da Propriedade Industrial, IP, efectuou de 12 a 17 de Maio uma visita os campos de produção de arroz nos distritos de Mopeia, Namacurra e Nicoadala, todos na Província da Zambézia.

A referida vista tinha como propósito realizar uma análise das potencialidades de produtos elegíeis para protecção como Indicação Geográfica ou Marca Coletiva com enfoque para o arroz aromático. Durante a missão foi possível inteirar-se sobre o processo de produção do arroz aromático da Zambézia e desencadear o processo para o estudo das especificidades daquele produto.

Assim, houve encontros de trabalho com as autoridades locais e as associações dos produtores de arroz que, manifestaram sua satisfação na escolha do arroz como um dos pilares para espelhar as oportunidades negócio daquela esfera do país.

Refira-se que as Indicações Geográficas referem-se ao nome de uma região ou local específico que serve para distinguir ou identificar um produto originário dessa região cuja reputação, determinada qualidade ou certas características podem ser atribuídas a essa origem geográfica.