rua

Search

Seminário sobre a Propriedade Industrial Para os Jornalistas

O IPI, IP realizou no dia 14 de Dezembro um seminário sobre  Propriedade Industrial   para os Jornalistas Moçambicanos. A cerimónia de abertura foi presidida pela Excelentíssima Directora Geral do IPI, IP, Dra. Sheila Canda.

O Seminário tinha como objectivo capacitar a classe jornalística sobre o sistema da propriedade industrial, visando, consciencializar os mesmos sobre a relevância da protecção das criações do intelecto humano e a sua importância para o desenvolvimento econômico e social do país.

 No seu discurso de abertura, a Directora geral do IPI agradeceu a presença dos órgãos de Comunicação social nos vários eventos que o IPI tem realizado no país sobre a Propriedade Industrial e enalteceu os mesmos pela divulgação das matérias tratadas.

 Foram apresentados no seminário três temas, Introdução ao sistema da PI vs tipos de direitos da Propriedade Industrial, a importância dos sinais distintivos do comércio e o Papel dos Mídias na divulgação da PI.

 Feitas as apresentações, os participantes (jornalistas) apresentaram as suas dúvidas nestas matérias sobre a PI, e cingiram muito na questão da contrafacção existentes no nosso país, procuraram saber o que o IPI tem feito para colmatar a situação, visto que no nosso país sobre tudo no mundo empresarial existem muitos produtos contrafeitos. Tendo a Directora Geral do IPI,IP, respondido que a missão do IPI é registar e proteger os direitos da propriedade industrial, e que cabia a INAE tratar de assuntos relacionados com a contrafacção, havendo denúncia da parte lesada ou de qualquer outro cidadão.

 

agen sbobet