rua

Search

Moçambique Participa na 64a Série das Assembleias Gerais da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, de 4 a 14 de Julho de 2023 na Cidade de Genebra-Suíça

A Directora Geral do IPI, IP, a Dra. Sheila Canda, acompanhada pelos Dr. Honório Cumbi, Chefe de Departamento de Planificação e Estudos e Acácio Foia, Chefe de Departamento de Assessoria Jurídica, participa na 64ª Sessão das Assembleias Gerais da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) a decorerrem de 06 a 14 de Julho de 2023, na cidade de Genebra-Suíça.
A delegação de Moçambique é chefiada por S.Excia Amadeu da Conceição, Embaixador de Moçambique na Suíça e da Missão Permanente de Moçambique junto das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra-Suíça, que na sua intervenção reconheceu o apoio da OMPI na assistência técnica e nos projectos de consolidação da Propriedade Intelectual nos países africanos e em particular para Moçambique tendo como enfoque, a revisão da Estratégia da Propriedade Intelectual e elaboração da política da Propriedade Intelectual.
Enfantizou ainda Sua Excia a visita do Director Geral da OMPI realizada em Novembro de 2022 cujos resultados da visita se traduziram em trabalhos de formação para Pequenas e Médias Empresas através de projectos com IPEME, formação para Diplomatas e valorização de produtos e serviços de empresários com especial atenção para as mulheres moçambicanas.
A Directora Geral do IPI, IP, à margem das Assembleias Gerais, manteve encontros de trabalho com a Divisão de África na OMPI, ARIPO, CPLP, Sector de PCT, faltando ainda reunir-se com o Director Geral da OMPI, Sector de Madrid e de TISC.
Do encontro com a Divisão de África na OMPI, foi reforçado o comprometimento da OMPI no apoio à elaboração da Política e revisão da Estratégia da Propriedade Intelectual cujo impulso do processo vai contar com a indicação de consultores nacionais e a marcação de reunião nacional com os sectores relevantes para o balanço da implementação da Estratégia da Propriedade Intelectual 2008-2018 e agenda dos trabalhos subsequentes.
No encontro com a ARIPO, o objectivo foi de apresentar a nova Directora Geral do IPI, IP a Dra. Sheila Canda e coordenar as actividades em curso, preparação da realização do seminário sobre PCT em Setembro em Maputo cujo conteúdo da agenda e logística foi discutida no mesmo dia com o sector de PCT, a gala dos 20 anos do IPI,IP e a inclusão de Moçambique nos Comités de Auditoria e de Propriedade Industrial a partir do Conselho de Administração de ARIPO que terá lugar em Novembro de 2023 em Botswana. No mesmo encontro, o DG de ARIPO aconselhou a importância de envolver a participação de Sua Excia Silvino Moreno, Ministro da Indústria e Comércio nos Conselhos de Administração de ARIPO.
Por sua vez o Director Geral de ARIPO, mostrou-se aberto para assistir Moçambique e a nova Direcção no seu mandato.

agen sbobet