rua

Search

Workshop sobre PCT

Decorreu nos dias 20 e 21 de Setembro em Maputo um Workshop sobre o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes – PCT, organizado pelo Instituto da Propriedade Industrial (IPI) IP em colaboração com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e Organização Regional Africana da Propriedade Intelectual (ARIPO)

A organização do Workshop tinha como objectivo a promoção da Pesquisa e Desenvolvimento nas Universidades, a transferência de Tecnologia para o sector empresarial, bem como a utilização do PCT, como via de protecção das invenções, aprofundar o conhecimento sobre os procedimentos de registo de invenções usando o sistema PCT.

O referido workshop destinava-se as empresas, instituições de ensino superior, instituições de pesquisas, aos inovadores e aos Agentes Oficiais da Propriedade Industrial, assim como aos funcionários do IPI, IP afectos em sectores relacionados com a matéria.

No seu discurso de abertura a Dra. Sheila Canda, Directora Geral do IPI, IP, agradeceu a OMPI e a ARIPO pela sua prontidão, apoio e contínua cooperação na realização do workshop, disponibilizando recursos materiais e humanos, indispensáveis para o sucesso do evento. Na ocasião destacou a cooperação interinstitucional entre a OMPI e o IPI, IP por estar a lograr bons resultados, na medida em que, o IPI, IP tem beneficiado de assistência técnica permanente e oportunidades de formação para os técnicos, garantindo assim, a melhoria da capacidade profissional interna na prestação dos serviços. Ainda no seu discurso deixou palavras de apreço para todos os participantes, esperando que o workshop seja proveitoso

O workshop teve como oradores, José de Melo chefe de repartição de emissão e certificação no IPI, IP, Nyalleng Pii. oficial sénior de programas na Divisão de Cooperação Internacional do PCT, OMPI, Genebra, Roberto Perez Gomes, assistente sénior de cooperação técnica, na Divisão de Cooperação Internacional do PCT, na OMPI, Genebra, Frank Gomes, analista de parcerias estratégicas de transferência e inovação tecnológica  na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil, Said Ramadan, examinador sénior de patentes na Organização Regional Africana de Propriedade Intelectual (ARIPO) e a Sra. Christine Bonvallet, directora da divisão  de cooperação internacional, (OMPI), Genebra.

Foto de família: Na imagem Dra Sheila Canda a Directora Geral do IPI, IP, ladeada pelos Srs. Roberto Perez Gomes e Said Ramadan, ambos quadros séniores da OMPI e da ARIPO respectivamente que no âmbito da parceria interinstitucional deram do melhor do seu intelecto, na transmissão de conhecimentos sobre a relevância do sistema PCT na protecção de patentes de invenção.

 

agen sbobet