O Instituto da Propriedade Industrial realizou, na passada sexta-feira 26 de Abril, a gala de celebração dos 20 anos da sua criação.
A cerimónia que teve lugar no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano foi dirigida pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno e contou com a presença de membros do Governo, do Director Geral da ARIPO, representantes da AFRIPI, o Conselho Consultivo da Ministério da Indústria e Comércio, Agentes económicos, Agentes Oficias da Propriedade Industrial e parceiros.
Num dos momentos mais simbólicos da cerimónia, foram recordados e laureados pelas suas notáveis contribuições os antigos directores do IPI, Fernando dos Santos e José Meque, o antigo Director Nacional da Industria, Alfredo Sitoe e a Coordenadora da Instalação do IPI que na altura exercia a função de Chefe de Departamento central da propriedade Industrial Domingas Muchine.
Na sua intervenção o Ministro da industria e Comércio, destacou o trabalho realizado pelos antigos dirigentes do IPI e felicitou-os pelo trabalho realizado em prol da edificação da infraestrutura da propriedade industrial e pelos avanços na consolidação do Sistema da Propriedade Industrial em Moçambique. Disse ainda que a implementação do sistema da Propriedade Industrial foi um grande momento para a economia nacional, na medida em que contribuiu para o reconhecimento da iniciativa privada, o reconhecimento do direito à propriedade privada, à liberdade de empresa e de investimento nacional e internacional, entre outras mudanças.
Ainda durante a celebração, foram homenageados os Agentes Oficiais da Propriedade Industrial: Ângelo das Neves Pinto Salgado, Delfim de Deus Júnior, Horácio de Barros Chimene, Sérgio Braz Mucuio e Salomão António Muressama Viagem, como mais antigos e em exercícios.
Sérgio Bráz Mucuio, Carlos Joaquim Nogueira Martins, Salomão António Muressama como agentes com mais direitos registados no IPI.
Foram homenageadas as Mulheres que lideram as PMEs com o maior número de registo no IPI nomeadamente Wanda Felicidade dos Santos Honwana, Amina Tiago Matine e Nídia D´Almeida.
Foram homenageados ainda os Inovadores com as melhores inovações registadas no IPI: Egas José Armando, Bachir Afonso e Mário Tauzene Afonso Matangue.