rua

Search

JS FlexSlider

IPI, IP Realiza o Primeiro Conselho Consultivo

O Instituto da Propriedade Industrial, IP (IPI, IP), realizou, nos dias 07 e 08 de Agosto de 2025, o seu primeiro Conselho Consultivo no Indy Village, em Maputo, sob o lema “Propriedade Industrial – Motor da Inovação, Competitividade Empresarial e Desenvolvimento Económico”. O evento reuniu quadros do IPI e parceiros estratégicos para discutir o futuro do sector.

A cerimónia de abertura foi presidida por Sua Excelência a Secretária de Estado da Indústria, Custódia Paúnde, e contou com a presença da Exma. Directora-Geral do IPI, IP, Sheila Canda, de Sua Excelência o Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, e do Vereador das Atividades Económicas e Turismo do Município de Maputo, Alexandre Muianga. Participaram ainda representantes dos sectores público e privado, da academia, da sociedade civil e dos Agentes Oficiais da Propriedade Industrial (AOPIs).

O primeiro dia focou-se na reflexão estratégica para um sistema de Propriedade Industrial mais robusto, inovador e inclusivo. Entre os pontos altos, destacaram-se a apresentação da nova Política e Revisão da Estratégia da Propriedade Intelectual 2025–2035, a proposta de adesão ao Sistema de Haia e a discussão sobre planificação estratégica, competitividade empresarial, transferência de tecnologias e modernização do registo e gestão dos direitos de Propriedade Industrial, com vista a alinhar o IPI, IP às exigências do mercado global.

As sessões em grupo enfatizaram a compectitividade empresarial e a transferência de tecnologias como motores para o desenvolvimento económico do país. Uma mesa-redonda sobre “Inteligência Artificial e Propriedade Intelectual” explorou os desafios e oportunidades que a era digital traz para Moçambique.

O segundo dia decorreu num ambiente colaborativo, iniciando com o balanço de atividades e planificação operacional da instituição. Seguiu-se uma sessão de capacitação sobre a elaboração, gestão, monitoria e avaliação de projectos, e uma dinâmica de brainstorming para reforçar receitas e diversificar as fontes de financiamento.

 O I Conselho Consultivo encerrou-se como um marco na consolidação da Propriedade Industrial em Moçambique, projectando-a como um verdadeiro motor de inovação, crescimento sustentável e transformação económica. A Directora-Geral, Sheila Canda, reafirmou o compromisso do IPI, IP, culminando com a leitura do Comunicado Final, que consolidou os consensos alcançados. Os debates ressaltaram a necessidade de aproximar a Propriedade Industrial das pequenas e médias empresas, universidades, startups e indústrias criativas, reforçando o seu papel na economia digital.

 

Breadcrumbs

agen sbobet